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quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Secretaria de Educação Investe na Educação Inclusiva em Chapadinha




A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VEM INVESTINDO NA MELHORIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)



O princípio fundamental da escola inclusiva é que todos aprendam juntos, independente de suas dificuldades, talentos, deficiência, origem socioeconômica ou cultural, não importando como ela pensa, age, anda, ouça ou enxergue.



O apoio da Prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria de Educação, vem buscando qualificar o atendimento da escola inclusiva. "Esse investimento caracteriza-se fundamentalmente pelo compromisso com o direito de todos à educação, a igualdade de oportunidades e a participação de cada uma das crianças, adolescentes, jovens e adultos nas várias esferas da vida escolar" disse a professora Vânia Cristina secretária de educação.


Entende-se por escola inclusiva aquela na qual o ensino e a aprendizagem, as atitudes e o bem-estar de todos os educandos são considerados igualmente importantes. É uma escola na qual não há discriminação de qualquer natureza e que valoriza a diversidade humana como recurso valioso para o desenvolvimento de todos; uma escola que busca eliminar as barreiras à aprendizagem para educar de forma igualitária. Na escola inclusiva todos são reconhecidos em sua individualidade e apoiados em sua aprendizagem.


O horizonte dessa política é o cenário ético dos Direitos Humanos, garantia do direito de todos à educação, ao acesso e às condições de permanência e continuidade de estudos no ensino regular.


"Diante desse cenário, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) se configura como ação fundamental na garantia dos direitos e no atendimento às necessidades específicas de cada aluno, promovendo um processo ensino-aprendizagem eficaz que garanta a qualidade na educação" afirmou a Coordenadora da Educação Especial e Fonoaudiológica Dra. Kelsianne Aguiar.


OBJETIVO GERAL


Proporcionar aos alunos da educação especial, experiências e apoio pedagógico especializado que os auxiliem a superar ou minimizar as dificuldades encontradas no processo educacional e na vida diária. 

Alunos da educação especial: aqueles que têm impedimentos de longo prazo e natureza física, intelectual, ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.


Público Alvo



Considera-se público-alvo do AEE:


Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos;


Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.


Salas de Recursos



As salas de recursos são espaços onde se realiza o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que se apropriem e se beneficiem do currículo escolar e participem da vida social. Portanto, um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiência.





O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ESTÁ FUNCIONANDO NOS SEGUINTES PÓLOS:

  • Unidade Integrada Almada Lima Filho
  • U. I. Manoel José de Santana

  • U. I. Presidente José Sarney 
  • U. I. Francisco Isaias do Nascimento -  CAIC  
  • U. I. Professor Oliveira Roma

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