Pages

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Descaso: Blog denuncia a falta de vacinas na Secretaria de Saúde de Chapadinha

Não é de hoje que denunciamos o descaso do governo com a saúde. Troca o governo, traca-se secretários e o caos continua.


Pessoas amontoadas a misturadas pelos poucos quartos do HAPA, um único hospital para atender a plena e consequentemente uma demanda de 18 municípios.


Faltam médicos, faltam leitos, as poucas ambulâncias que temos estão em estado precário e nenhuma autoridade local parece se importar ou verdadeiramente concentrar esforços para que os problemas da saúde sejam de fato sanados.


Em meio a licitações de valores escandalosos Prefeitura de Chapadinha vai "torrar" mais de 300 mil com serviços de buffet, nós assistimos passivos a tudo como se a corrupção dos nossos gestores fosse algo normal, banal. Pagamos os jantares e lanches de prefeitos e seus secretários enquanto nossos doentes sofrem nos hospitais.


Agora o Blog do Foguinho denuncia a falta de vacinas na Secretaria de Saúde de Chapadinha e você, eu e autoridades municipais, lemos, tomamos conhecimento e continuamos de braços cruzados...


Até quando?





E agora Allan Monteles? Pai leva o filho para vacinar em outro município por não ter vacina BCG na Secretaria de Saúde de Chapadinha



Imagem Ilustrativa


O casal Diogo e Thaís Cristina, que são pais do pequeno José Arouche Candeira com 10 dias de vida entraram em contato com oBlog do Foguinho para denunciar a falta de vacina na Secretaria de Saúde de Chapadinha.


O bebê até agora não recebeu a vacina que era pra ter recebido nos primeiros dias de vida para a imunização contra a doença Tuberculose, com responsabilidades do município.


O pai Diogo disse que está levando o seu filho para receber a vacina na cidade de Mata Roma. Ele ainda relatou que os funcionários da saúde ficaram de ligar para os pais e informar que havia chegado, mas até agora a vacina não chegou, lamentável.


A saúde de Chapadinha já recebeu em 2014 o valor de 3.700.00,00 (quase quatro milhões) só para a manutenção e ainda é alvo de denúncias sobre a falta de uma simples vacina.


A família mora na Rua Presidente Castelo Branco no Bairro Corrente.


O bebê é neto do empresário Milton da loja Eletro Móveis no Centro de Chapadinha. O avó disse ainda que já tinha levado o  neto em todos os Postos de Saúde, no Hospital Benú Mendes e no HAPA, mas não encontraram a vacina. Após a ida em Mata Roma os pais entraram em contato novamente com o blog para informar que o filho vai receber a vacina na quinta-feira através da Secretaria de Saúde de Mata Roma, se depender de Chapadinha a situação ainda é de prateleiras vazias.


Prefeita Belezinha e o Secretário Allan Monteles

Recentemente a prefeita nomeou Allan Monteles como novo Secretário de Saúde como forma de mudança e melhoria, pelo jeito as coisas já começaram a mudar, mas para pior.


Apesar do nome estranho, a vacina BCG-ID está no calendário de vacinação da rede pública de saúde da criança e a imuniza contra a tuberculose e também contra as suas formas graves.

É oferecida às crianças com no mínimo 2 quilos, logo após o nascimento e em dose única. A OMS (Organização Mundial da Saúde) não recomenda a revacinação da BCG.

Após aplicação da vacina através de injeção, normalmente no braço direito, é normal que apareça e uma pequena lesão avermelhada em 2 a 6 semanas e, a partir daí, regressão até desaparecer, deixando uma pequena cicatriz. Mamãe, não use nenhum tipo de medicamento na casquinha nem a retire. Na ausência de cicatriz vacinal seis meses após a aplicação, a vacina deve ser repetida.

A tuberculose é uma doença transmissível de pessoa para pessoa pela saliva (tosse, espirro, fala) e afeta principalmente os pulmões.

A doença é especialmente grave em crianças pequenas, desnutridos e pacientes aidéticos. A melhor maneira de se prevenir a tuberculose é através da vacinação.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário