Pages

quarta-feira, 28 de março de 2012

Conheça a História de Chapadinha


Os Primeiros Habitantes, segundo historiadores, foram os Índios Anapurus da Tribo Tupi. Segundo ele, a vida nomadista dos índios Anapurus, chegaram a ocupar terras pelo Brasil a fora, principalmente terras litorâneas, e que em razão das perseguições dos colonos europeus, fez com que os mesmos se dividissem em pequenos grupos que procuraram migrar para várias regiões.
Baseados nesses fatos os historiadores acreditam que os habitantes primitivos da cidade de Chapadinha devem ser os índios Anapurus da Tribo Tupi.




Em face da topografia plana e da cor das mulheres primitivas que habitavam o local, o povoado recebeu a denominação de Chapada das mulatas. Segundo antigos historiadores, Chapadinha nasceu por volta do século XVIII, com fixação em 1783, e era aproximadamente a 500 metros do centro da cidade na direção Sul, mais precisamente no bairro da Aldeia. Naquele local se encontravam descendentes dos índios Anapurus da Tribo Tupi, os mesmos habitantes terras do baixo Parnaíba, localizada na estrada entre o Porto da Manga (atualmente cidade de Nina Rodrigues) e Vila de Brejo (atualmente cidade de Brejo) natural das boiadas, de onde demandava Caxias e Piauí, ou daí procediam a rumo a capital do Estado.


O povoado prosperou rapidamente atraindo comerciantes e outras famílias. Hoje, após cerca de 228 anos de sua primeira povoação, foram: 107 anos na condição de povoado, outros 48 anos como vila e agora 74 anos (amanhã) como cidade.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapadinha

Blog do Professor Helton Carlos.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. parabens professora Jane por escrever um pouco da história de chapadinha.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a Prof.conhece o livro: Chapadinha: Historiografia e Núcleos Familiares, de Ataliba Vieira de Almeida. Tem muita gente escrevendo e não colocando a fonte correta.
    A Vila de Brejo, antes era: Brejo dos Anapurus e depois, apenas: Brejo.
    Chapadinha merece ser mais bem cuidada, quem sabe se a Dra.Doracy for eleita, já que quando era apenas Promotora na cidade, enfrentou muitos.
    Quem sabe, vou votar em Chapadinha?

    ResponderExcluir